Instalação, Xmaker e Firebird no windows Seven 64

Destinado ao auxílio e Troca de informações sobre a ferramenta Xmaker
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1236: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
Ligeirinho
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1236: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Instalação, Xmaker e Firebird no windows Seven 64

Mensagempor Ligeirinho » Janeiro 16th, 2012, 11:26 am

Tentei acompanhar o passo a passo, fazer direitinho o que manda o filme, mas não obtive sucesso, infelizmente...
acredito ser incompetência de novato, desculpem!
não consegui registrar os componentes alistado para serem registrados, o seven 64 não registra dizendo não haver compatibilidade, (sistema NFE)
consegui compilar os projetos simples e complexo, porém não consigo criar o BD, tentei seguir todas as instruções para instalar o firebird, mas não consigo ver o ibx na pasta firebird dentro da pasta Xmaker no drive C:, e o mesmo acusa a inexistência do arquivo, ai não cria o bd para rodar o aplicativo; baixei o aplicativo de um amigo aqui do forum, ele colocou o instalador para apreciarmos, no seven 64 não criava o bd, por consequência não rodou, instalei na maq. virtual (xp) foi normal rapidinho, alguém passou por isto e tem como me ajudar, obrigado!

Gustavo

Re: Instalação, Xmaker e Firebird no windows Seven 64

Mensagempor Gustavo » Janeiro 16th, 2012, 11:43 am

Olá,

1° - Tente instalar o firebird como aplicação no windows 7.

2° - Qual componete você não está conseguindo instalar? Se for o capicom deve instalar/registrar dentro da pasta wow64.

3° - O IBX se encontra na pasta XMAKER6\Updates.

Grato pela atenção,

Conte sempre conosco.
Att,

Gustavo Barreto
;)

Ligeirinho

Mensagempor Ligeirinho » Janeiro 16th, 2012, 12:03 pm

Bem criei uma pasta firebird na pasta Xmaker, copiei o ibconsole do delphi colei lá, não existe mais a mensagem da falta do arquivo, baixei a versão 64 do firebird, mas ainda assim não abre o bd, database; erro:

Erro de inicialização
Unavailable database

Após um Ok!

Erro de inicialização
Cannot perform operation -- DN is not open

isto no projeto complexo já compilado

vou tentar o de NFE, continuarei postando até resolver talvez seja útil à mais alguém.

Ligeirinho

Mensagempor Ligeirinho » Janeiro 16th, 2012, 1:56 pm

Quando fui aplicar o passo 5
(5 - Para instalar o Danfe- Procure pela pasta Pacotes\Delphi\ACBrNFe2 e abra o arquivo ACBrNFeDanfeRV.dpk
e clique em compile e depois clique em Install. Depois Fechar (não precisa salvar))
eu havia encontrado um erro ao compilar o "ACBrNFeDanfeRV.dpk "
pensei que tinha conseguido mas recebi a seguinte mensagem no Maker:

C:\Acbr|Fontes|ACBrNFEDANFERave.pas(58) Fatal: file not found * não dá para ver o resto
Fui tentar o passo (5 - Para instalar o Danfe- Procure pela pasta Pacotes\Delphi\ACBrNFe2 e abra o arquivo ACBrNFeDanfeRV.dpk
e clique em compile e depois clique em Install. Depois Fechar (não precisa salvar)) e recebi a seguinte mensagem:

[Fatal Error] ACBrNFeConfiguracoes.pas(43): File not found: 'ACBr.inc'

Preciso de ajuda; Alguém poderia me passar o pacote novo do ACBr, o que tenho aqui é de fevereiro de 2011 e não consegui baixar o novo, obrigado!
vou tentar isto....

Gustavo

Mensagempor Gustavo » Janeiro 16th, 2012, 3:13 pm

Referente ao erro:

Erro de inicialização
Unavailable database

Segue o link para download do Firebird 2.1 que roda em windows64.
http://sourceforge.net/projects/firebir ... e/download
Verifique se está liberada a porta 3050.

-----------------------------------------------------------
Referente ao erro do Acbr, cole na pasta do seu projeto , o arquivo que está em anexo Acbr.inc
ACBr.rar
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Att,

Gustavo Barreto
;)

Ligeirinho

Mensagempor Ligeirinho » Janeiro 18th, 2012, 5:10 pm

Sózinho eu não consegui, mas o suporte muito prestativo que temos, me ajudou e já esta tudo rodando direitinho, era como eu disse no início incompetência minha mesmo, obrigado ao pessoal do suporte, temos que valorizar isto, eu trabalho com outra ferramenta e o suporte infelizmente não passa nem perto disto, obrigado!

Samuel Pacheco

Mensagempor Samuel Pacheco » Janeiro 28th, 2012, 9:57 pm

Ta meio complicado
to passando pelo mesmo problema
gerei o sistema
compilou (instalar componentes ACbr com passo a passo do forum foi moleza)
o problema foi o rave5 que precisava ter nas configurações do xmaker (delphi7)
por causa do Acbrdanfe. mas isso ja era, ta blz.
Só num consigo executar
q coisa................ja instalei o firebird 2.1 e outros 64 e 32
o erro permanece
o pior é que tenho outros aplicativos q usam o firebird.
com essas mexidas deu até uma bagunçada... mas isso resolvo depois]
preciso ver esse sistema funcionando
entender os detalhes
ver o q é preciso, se posso aproveita-lo como sistema ou apenas como exemplo (idéias)
mas pra isso tenho q fazer funcionar.....
alguem pode me ajudar
já que existe solução (ufa, graças a Deus)

Windows7 ultimate 64
delphi7 (a contra gosto) preferiria o 2007, mas ainda preciso aprender mais sobre o xmaker e o delphi

Samuel Pacheco

Mensagempor Samuel Pacheco » Janeiro 30th, 2012, 8:25 pm

Consegui fazer rodar o sistema SFI
as tabelas e relatorios estão todos lá
porém o único que não funcionou foi
form de clientes
ao clicar aparece uma mensagem:

Error Reading Situacao.ParentBackGround:Property ParentBackGround does not exist.

o que significa isto?

Gustavo

Mensagempor Gustavo » Janeiro 31st, 2012, 10:08 am

Olá,

O erro ocorre em tempo de execução, ou na abertura do projeto?
Att,

Gustavo Barreto
;)

Samuel Pacheco

Mensagempor Samuel Pacheco » Janeiro 31st, 2012, 10:17 am

Olá Gustavo
Obrigado por responder.
Como o problema era apenas no form de clientes
abri o projeto pelo xmaker e então abri o form de clientes
o erro ocorreu
mas ao fechar pediu q eu salvasse.
ao salvar compilei novamente e funcionou normalmente.

Sou novato, tem apenas uma semana q adquri o xmaker
estou lendo os manuais e assistindo os videos varias vezes pra fixar
mas estou gostando
valeu o investimento, que na verdade foi bem pouco em relação
aos beneficios que a ferramente ira me trazer, tenho certeza disto.

Só pra constar o erro acontecia em tempo de execução.

Obrigado a todos pela paciencia.

Voltar para “Xmaker”