Somatório com condição

Destinado ao auxílio e Troca de informações sobre a ferramenta Xmaker
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1236: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
Pedro Gomes
Contato:

Somatório com condição

Mensagempor Pedro Gomes » Junho 21st, 2012, 12:11 am

Olá a todos!

Estou com o seguinte problema:
Tenho uma tabela de itens de orçamento, onde existe um campo extra Mat_orc_tipo de tamanho 03, que pode ser: "MAT (de Material) ou SER (de Serviço)".
Na impressão, preciso somar todos os valores quando forem 'MAT' e todos os valores quando forem 'SER'. Já fiz alguma tentativas mais não obtive resultados satisfatórios. Ex.: [IF(Mat_orc_tipo = 'MAT', Material: ' [SUM(Mat_orc_valor), 'Serviço: ' [SUM(Mat_orc_valor)]].
Alguém pode me ajudar a resolver esta questão ?
Aos que me ajudarem, desde já expresso o meu agradecimento.

vinizioWOW
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1236: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Re: Somatório com condição

Mensagempor vinizioWOW » Junho 21st, 2012, 10:08 am

Olá Pedro,

Não sei se seria uma solução definitiva, mas você poderia colocar uma banda do tipo "Cabeçalho de Grupo" no design do relatório agrupando os itens pelo campo Mat_orc_tipo (não sei se é possível agrupar usando um campo extra, se for o caso passa ele para campo físico).
Nas definições do relatório ( onde vc insere Diálogo, SQL, Ordenação, Filtro) vá em ordenação e coloca para ordenar pelo campo Mat_orc_tipo.

Segue imagem de um relatório de caixa onde agrupei por eventos. e ainda coloquei um subtotal para cada um.

modeloRel.jpg

Qualquer dúvida, reporte novamente.

Att.:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Desenvolvedor
Logus Informática
Formiga - MG

Voltar para “Xmaker”