Xmaker XE7

Destinado ao auxílio e Troca de informações sobre a ferramenta Xmaker
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1236: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable
flaviogonzaga
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/vendor/twig/twig/lib/Twig/Extension/Core.php on line 1236: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Xmaker XE7

Mensagempor flaviogonzaga » Janeiro 26th, 2015, 8:34 am

Bom dia a todos!!!

Após uma longa espera(vamos torcer para que tenha valido a pena esperar), finalmente tivemos o prazer de conhecer a nova versão do Xmaker, a XE7.

Gostaria de saber dos colegas aqui do grupo as primeiras impressões que tiveram no evento de lançamento uma vez que só poderemos fazer um teste drive após a disponibilização da versão para testes.

O suporte deveria colocar aqui no grupo, até mesmo por consideração a quem já é usuário da ferramenta uma lista com todas as implementações que foram incluídas na nova versão.
Apesar do evento de lançamento que foi realizado, eu particularmente, gostaria de conhecer o roadmap da nova versão.

Grande abraço a todos!!!

vinizioWOW

Re: Xmaker XE7

Mensagempor vinizioWOW » Janeiro 26th, 2015, 9:26 am

Bom dia,

Minha avaliação pessoal sobre a apresentação do novo Xmaker XE7:

1º - Não notei evolução visual da ferramenta, os layouts da aplicação final continuam os mesmos, diga-se de passagem ultrapassados para a nova geração de aplicativos. Somente inseriam opção de skins que não combinam com o layout original deixando a aplicação com aparência final deselegante. Falaram que foi inserida a TFC Library, mas não vi ela sendo usada durante a apresentação;

2º - O motor de conexão ao banco de dados continua sendo o XSQL que na minha opinião é muito lento, talvez devido ao número de rotinas que é executado numa transação de inclusão, modificação por exemplo. Eles poderiam ter adaptado o DBExpress ou o FireDAC que já são nativos do Delphi, quem sabe o Zeos (que é open);

3º - Gerador de relatórios continua sendo o FreeReport. Poderiam ter colocado o FastReport opcional, que é o gerador oficial do Delphi. Alegaram questões de compatibilidade com projetos legados. Mas acho que poderia ter colocado os dois, deixando o programador escolher qual usar;

4º - Muitos componentes nativos do Delphi (visuais ou não) continuam não sendo suportados, tais como Frames, Ribbon, Charts, Dialogs, ClientDataSets (!!!);

5º - Inseriram a biblioteca ACBr. Aqui na empresa usamos muito o ACBr junto com o Xmaker 5 mas todos os componentes são criados em tempo de execução devido ao Xmaker 5 não ser compatível com componentes de terceiros. Todos nós já tivemos problemas com componentes de terceiros inseridos no projeto pelo Delphi e posteriormente quando precisamos abrir o formulário no Xmaker, o mesmo não reconhece o componente e simplesmente exclui ele do formulário;

6º - Compatibilidade com o Delphi XE7. Pra mim foi o único ponto positivo;

7º - Futura compatibilidade com SQLite. Bom, opinião pessoal, SQLite só para aplicativos móveis. Não é muito recomendado para aplicações de grande porte, por uma questão natural: existem outros SGBD's mais robustos e gratuitos tais como MySQL e Firebird. Talvez pra facilitar a distribuição da aplicação final e não depender de instalação...

Minhas considerações finais: Particularmente vou esperar os próximos meses e acompanhar a evolução da ferramenta. Hoje da forma como está é uma ferramenta muito boa para pequenos projetos, programadores que estão iniciando agora ou que necessitam de rapidez na criação de um projeto. Se o propósito for a criação de um ERP completo, muito provavelmente o programador vai esbarrar nas limitações da ferramenta levando-o a fazer algumas "gambiarras" para poder implementar certas rotinas mais complexas...

Espero que meus comentários sirvam como crítica construtiva pois eu desejo muito que o Xmaker seja uma ferramenta de sucesso, afinal aqui na empresa usamos ele para muitos projetos importantes e realmente o mercado tem falta de bons geradores que façam o trabalho braçal e repetitivo.

Cordialmente,

Desenvolvedor
Logus Informática
Formiga - MG

flaviogonzaga

Re: Xmaker XE7

Mensagempor flaviogonzaga » Janeiro 26th, 2015, 9:53 am

Vinício,
Bom dia!!!

Confesso que eu também esperava mais!!!

Esperava que a ferramenta já estivesse preparada para gerar para a web, o que afinal já é uma realidade.
Existem ferramentas excelentes que geram pra web, comprovadamente eficientes com um custo benefício muito melhor, não vou citar nomes para não ser anti ético.
Um outro ponto a ser destacado é o pouco tempo que temos para decidir pela aquisição, apenas uma semana, a domínio levou muito tempo para lançar uma nova versão e agora temos que decidir em um tempo curtíssimo, sem ao menos ter a versão free para testarmos.
Na verdade é um tiro no escuro!!!
Por este motivo, espero que a Domínio divulgue aqui o roadmap, para podermos comparar as versões e escolher com tranquilidade.
Vou continuar acompanhando a evolução da ferramenta e tenho a certeza que em momento oportuno, quando a nova versão estiver maturada o suficiente, vou adquirir.
Por hora vou aguardar mais um pouco!!!
Grande abraço!!!

Voltar para “Xmaker”